quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

História da Humanidade II

Primeiros Impérios

Os Estados ou Impérios foram formados a partir de conflitos de grandes(em relação ao nível militar) sobre pequenas comunidades. Ambas eram organizações políticas complexas devido ao crescimento e desenvolvimento da cidade* assim, uma comunidade foi dominando outra até que ocorreu um grande acumulo de terras, cidades e principalmente de poder e que se transformaram nos Impérios Antigos.
*Ocorreu a criação de governantes que dividia as tarefas sobre outros “funcionário” para facilitar a administração sobre as cidades (inicio da burocracia). As terras foram “compradas” (ou melhor, foram confiscadas pelo governo o que chamamos de estatização).

Império Egípcio

No decorrer dos milênios (6000-4000) no pré-império, existia várias aldeias em que se interagiam (sócio-economicamente*) chamados “nomos”, a autoridade era o nomarca.
*cooperavam em projetos que beneficiaram a região( como um sistema de irrigação).

Com a unificação dos nomos, formaram dois reinos: o Alto Egito ao sul representado por uma coroa branca e o Baixo Egito na foz (Delta) do rio Nilo representados por uma cora vermelha. Deu inicio ao Império em 3200 a.C quando Ménes ( rei do Alto Egito) dominou todo o Egito.A diferença entre rei e faraó seria que o segundo é “transformado”(adorado) como um deus. O Império era alimentado por milhares de camponeses que trabalhavam e recebiam (como salário) o alimento necessário apenas para a sua sobrevivência. Para garantir o acúmulo de riquezas os faraós passaram a ser cargos hereditários tal como os nomarcas. Desse modo, o Estados era teocrático o que elevava a nível social dos sacerdotes (ironicamente hereditários).

Cronologia Egípcia

Antigo Império3200 a 2200 a.C – Os faraós no final desse período tem suas autoridades reduzidas devido a uma crise interna e ascensão dos nomarcas(pela nobreza)
Médio Império  ► 2000 a 1750 a.C – Recuperação da economia devido a jazidas de metais nos desertos da Núbia e Palestina. Os faraós vencem as forças da “anarquia militar”.
Novo Império   ► 1580 a 1085 a.C – Após invasões o exercito egípcio se reorganiza( com a cavalaria e carros de combate). O fim do Império ocorre quando os persas ganham a Batalha de Pelusa. Depois os egípcios foram dominados pelos gregos e romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Anarquista é, por definição, aquele que não quer ser oprimido, nem deseja ser opressor; é aquele que deseja o máximo bem-estar, a máxima liberdade, o máximo desenvolvimento possível para todos os seres humanos." Errico Malatesta