quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

História da Humanidade

Esse é um projeto que envolve um resumo de parte dos acontecimentos que transformaram o mundo, envolve vinte capítulos e acredito que aproximadamente 100 páginas (4A). Teve inicio em 15 de novembro de 2010, foi paralisado em 2011,  infelizmente não tenho uma data final

História da Humanidade I

Depois de milhares de anos de evolução, o Homo habilis com a caça e coleta de alimentos, se aperfeiçoaram e evoluíram passando para o Homo erectos, que dominavam o fogo e usavam peles de animais como roupas o que possibilitou a colonização além da áfrica e passando para lugares mais frios e distantes.
Só depois (500 mil anos), a nossa espécie Homo sapiens sapiens surge e passa no período glacial(15 mil anos) começando no Paleolítico* e terminando no Neolítico*, com a descoberta da agricultura e da pecuária o que resultou no fim do nomadismo, e criação de cidades(assentamentos) e do sedentarismo( decorrente do acumulo de alimentos produzidos e armazenados, tornou-se desnecessário grande mão-de-obra nas terras) o que acabou com a criação de novos ofícios ( artesãos) e novas reformas de organização sócio-política(revolução agrícola).

*Paleolítico: de 2 milhões a.C à 10.000 a.C  ► Pré – História
  Neolítico: de 10.000 a.C à 7.000 a.C         ►

A diferença entre Pré-História e História está relacionada com o aparecimento da escrita o que possibilitou os estudos pelos documentos e na época, a necessidade de documentar fatos e tarefas (como a organização de impostos).

O que resultou na religião?

A religião começou com uma duvida muito simples, a de explicar os acontecimentos naturais (de chover, trovejar, anoitecer, da Lua, etc...). Ocorreu o surgimento de profetas e sacerdotes que organizavam um sistema primitivo de respostas e que depois resultou em alguma religião.

O que foi que acabou com a anarquia?

No começo das comunidades, não precisavam de um governo mas, surgiram as tradições(cultura) por causa da história do lugar do próprio povo. A primeira autoridade seria o patriarca ( na família) e/ou  o mais velho da povoamento (porque continha maior experiência[ “Pré-Mericracia”] então, “saberia” guiar a população. Também existe a possibilidade  de ser uma teocracia onde a religião orienta e o “líder seria um sacerdote ou um profeta.
No decorrer do crescimento das comunidades agropecuaristas precisou de mais pessoas que coordenassem trabalhos para a expansão das cidades (como: urbanização, sistemas de irrigação) e de defesas ( início da militarização das comunidades).

O que garantia o poder?

Após a formação do Estado, da divisão das classes e dos “dominadores”, um instrumento de dominação de massas, além de crenças é a ideologia, que privilegia os opressores e coagem os inferiores os oprimidos. Depois vem a religião e a ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Anarquista é, por definição, aquele que não quer ser oprimido, nem deseja ser opressor; é aquele que deseja o máximo bem-estar, a máxima liberdade, o máximo desenvolvimento possível para todos os seres humanos." Errico Malatesta